Kit de ferramentas para pesquisador

Ok, você leu esse post sobre como começar a fazer pesquisa, e depois esse outro sobre os melhores jeitos de começar uma revisão bibliográfica. Você está pesquisando, ou é um pesquisador, e tudo está fluindo. Agora vem a pergunta: como otimizar as coisas? Afinal, devem haver por ai ferramentas que facilitam aquele trabalho tedioso como formatar citações de acordo com a (odiosa) ABNT, ou algum lugar que catalogue os congressos ou ofertas de bolsas. E seus problemas acabaram!

Essa postagem é uma coletânea de diversas ferramentas voltadas para facilitar sua vida como pesquisador, automatizando as tarefas chatas e mecânicas, e te deixando livre para fazer a parte que realmente importa: pensar! A lista está em ordem das ferramentas mais úteis para as menos, e apesar de eu citar a mais útil em cada categoria, vou deixar opções alternativas quando possível. E note que a lista é muito grande, então não tente decorar todas essas ferramentas. Simplesmente crie uma nova pasta em seus favoritos e salve nela todas as ferramentas que te forem úteis!

Resultado de imagem para scihub

Sichub. Antes de mais nada, Sichub. Sempre. Esse site é parte da iniciativa fantástica da cazaquistanesa Alexandra Elbakyan. Nele você consegue baixar gratuitamente qualquer artigo científico que esteja atrás de uma paywall, ou seja, aquelas taxas ABSURDAS que editoras cobram para que você possa baixar os artigos. Sabe aqueles artigos que quando você clicka em baixar, aparece uma tela te pedindo para logar e pagar uma quantidade profana de dolares? Exatamente, você entra no SciHub e baixa ele gratuitamente. Lembrando sempre que os autores dos artigos não recebem nada das editoras, os revisores também não recebem nada, as pesquisas são bancadas por governos e as editoras não contribuem com absurdamente nada em todo o processo. E ainda sim, elas cobram taxas abusivas, de até 40 dólares por somente um artigo, muitas vezes de menos que dez páginas.

Resultado de imagem para mendeley

Gerenciador de referências Mendeley. De longe a coisa que mais vai te poupar tempo, seja fazendo um TCC, Dissertação, Tese ou artigo. Já falei muito bem dele aqui, e basicamente esse software te ajuda a catalogar, classificar e organizar todas suas referências com a grande vantagem de ele também já emitir a bibliografia formatada em qualquer norma (seja ABNT, APA, Harvard ou qualquer outra). Como alternativas menos eficientes, existem o Zootero e o Endnote.

Resultado de imagem para researchgate

Redes sociais de pesquisa. Essa área engloba diversos sites, todos importantes, que buscam te dar visibilidade para outros pesquisadores, e em especial mostrar ao mundo sua pesquisa. Atualmente o mais importante é o ResearchGate, que basicamente é um LinkedIn de cientistas. Não tem como frisar isso o bastante, mas ter um ResearchGate atualizado hoje em dia é essencial para qualquer pesquisador que queira ser relevante. Além desse, temos também (inclusive obrigatório para publicação em diversas revistas) o ResearcherId, o próprio Mendeley que funciona como rede social. E por fim, é super importante também criar um perfil no Google Acadêmico, que vai atualizar automaticamente seus dados e manter um registro de suas métricas pessoais como fator h.

Ferramentas para correção de texto em inglês são essenciais mesmo para quem fala fluentemente. E claro que os editores de texto já possuem corretores ortográficos inclusos, mas o Hemingway e o Grammarly vão muito além, realizando correções gramaticais em níveis profundos. Eles podem verificar a ocorrência muito frequente de palavras e sugerir sinônimos, verificar a concordância de tempos verbais e plurais, e até mesmo dar dicas de escrita mais sutis (como detectar uso frequente da voz passiva, ou muitos advérbios).

Resultado de imagem para wolfram alpha

Wolfran Alpha é o ambiente online (não precisa instalar) e gratuito do famoso software Wolfran Mathematica. Ele resolve equações, faz plotagem de gráficos, resolve algebricamente integrais, te dá a derivada e mesmo resolução de algumas EDO’s. Basicamente é uma ferramenta fantástica e muito importante para resolver rapidamente problemas matemáticos.

Na mesma ideia das redes sociais de pesquisadores, temos o Publons. Ele é basicamente um registro de revisores de artigos, que vai rastrear e manter o registro de todos seus reviews, bem como te dar visibilidade para editores te encontrarem e colocarem como revisor.

Na onda de ser um bom referee, existem diversos sites com material e ferramentas para te ajudar a ser um revisor melhor. Nessa categoria, a principal dica é o site da PLOS One para revisores, contendo diversos vídeos, arquivos e documentos que podem ser muito úteis para facilitar a vida de revisores.

Querendo publicar um artigo mas em dúvida de qual revista escolher? Tanto o Scimago quanto o Letpub possuem bancos de dados extremamente organizados e atualizados quanto as revistas do mundo inteiro. Nesses sites você consegue visualizar diversas métricas importantes das revistas para confirmar se elas realmente são relevantes para sua área ou se são meramente revistas predatórias. Tempo de revisão, competitividade, CiteScore, Fator H, nível de auto-citações, SJR, citações por documento, etc. Todos dados para você enviar seu manuscrito sabendo o nível da revista.

o Conference Management System é um site que (não sei como) cataloga a maioria dos eventos científicos pelo mundo em todas as áreas. Uma ferramenta absurdamente útil para você achar eventos (tanto nacionais quanto internacionais) de sua área de atuação.

Resultado de imagem para doodle scheduling

Doodle é um site que vai resolver muitos problemas seus quanto a marcar encontros. Nele você pode criar enquetes simples com os horários possíveis para uma reunião/encontro/evento. Você compartilha o link desse evento e todos poderão votar nos horários que eles tem possibilidade de ir. Assim, com apenas alguns minutos você tem todos os horários que atendem a todos os membros. Sem precisar daquele vai e volta de marcar um dia, ai alguém não pode, ai muda, ai outro não pode.

Resultado de imagem para rescuetime

O Rescuetime é um excelente software de rastreio de tempo, que te permite entender melhor seus próprios hábitos. Com ele instalado, você obterá dados de como você gasta seu tempo no computador, podendo saber quanto tempo você perde por dia com sites inúteis, ou quanto você acaba trabalhando a mais fora das horas de serviço. Muito bom para começar a se disciplinar e vigiar os vícios de facebook e whatsapp.

O Draw IO é um site simpático e simples que te permite criar rapidamente diagramas, organogramas e esquemas de algoritmos de maneira muito rápida e prática. Excelente para quando você precisa criar um diagrama simples mas não quer ter o trabalho todo associado ao Photoshop e derivados.

Resultado de imagem para plotly

Na mesma ideia do Draw IO, o Plotly é uma plataforma online de criação de gráficos. Ele não tem as funcionalidades mais aprofundadas de um Gnuplot, Origin ou Xmgrace, mas para gráficos rápidos e práticos ele é fantástico e intuitivo (além de conter muito mais ferramentas do que o excel).

O Overleaf é um conhecido dos físicos e matemáticos, mas funciona muito bem para qualquer área. É um editor online de documentos na linguagem Latex. Ele permite a gestão de versões, edição colaborativa e visualização em tempo real da compilação do documento. Muito útil em especial para criação de artigos em conjunto.

Ainda dentro da edição de textos em latex, o TexDiff Online te permite comparar duas versões de texto em Latex e destacar as adições, remoções e diferenças entre ambas versões. Excelente para quando você estiver numa máquina que não tenha as bibliotecas de diferença do Latex (ou para quando você tiver preguiça de utilizar esses pacotes).

arXiv

Repositórios online de pre-impressão: Arxiv e Biorxiv. Ou seja, sites onde você posta seus artigo para que eles fiquem acessíveis de forma gratuita a outros pesquisadores, mas que oficialmente são só versões “pre-print”. Bancos de dados fundamentais para que outras pessoas tenham acesso a sua pesquisa sem precisar se afundar em paywalls.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s